Porque escrevemos este livro
Este livro foi feito para fazer refletir. É como uma obra vintage, que vai buscar no passado os valores mais verdadeiros, praticamente imutáveis para o sucesso empresarial, aparentemente esquecidos ou solapados pelos imperativos dos tempos modernos.
As empresas hoje vivem no deserto da competitividade extrema, da regulamentação abusiva, dos clientes impositivos, da concorrência predatória, da imitação da globalização.
Sua melhor aposta de valor está na diferenciação relevante, aquela que faz sentido para o cliente e para o mercado. Se isso é verdade então os ativos intangíveis são os oásis de valor para as empresas, pois apenas eles entregam a diferenciação relevante de que as companhias precisam para crescer e evoluir e se perpetuar.
A evolução nos trouxe até um ponto em que as estratégias empresarias só terão sobrevida saudável se levarem em conta o valor de elementos intangíveis como Marca, Reputação, Imagem, Cultura Corporativa, Talentos Capital Intelectual, Patentes, Tecnologia da Informação, Relacionamento com Cliente e Consumidores, Inovação, Sustentabilidade e Governança Corporativa, dentre outros; atributos não matérias, porém imprescindíveis, de toda organização que visa ao lucro.
Esses ativos são os verdadeiros diferencias competitivos que cada agente econômico deve saber fazer acúmulo, uso e transação para sobreviver e prosperar, criando desertos para seus concorrentes e construindo oásis exclusivos de valor em seus mercados.