Muitos executivos e empresários tomadores de decisão têm incorrido no (infelizmente) comum vício de confundir e misturar estratégias de negócio com estratégias e táticas de marketing. Um dos efeitos indesejados disso é que os profissionais responsáveis pela condução do Marketing nas empresas, em geral, perdem a real conexão entre o quê e porque fazem o que fazem, e qual seu impacto direto no resultado e no valor de suas companhias.
Essa pesquisa inédita comprova economicamente que não é exagero dizer que o Marketing, como área, da forma que a conhecemos, é uma das principais destruidoras de valor nas grandes empresas do país.
Esta estranha conclusão, que afeta a capacidade das empresas de priorizar, focar, competir e de se comunicar, se relacionar e transacionar de maneira adequada é fruto de nosso mais recente estudo sobre o tema, denominado “Como é o Marketing nas Empresas Feitas para o Cliente?”, finalizado em maio deste ano, após ouvir mais de 500 CEOs e executivos (VPs e Diretores) de marketing, gestão de clientes e comunicação corporativa das 1000 maiores empresas do país, de vários setores da economia.
Como esse manancial extremamente rico de informações e análises, resolvemos propor o que chamamos de “Os 10 Insights sobre o Novo Marketing”, com o intuito de esclarecer as empresas e seus executivos no que tange à incorporação eficaz de conceitos, estratégias e práticas de marketing em seu planejamento e em sua operação cotidiana.
Essas recomendações trazem consigo a ambição de fortalecer a atmosfera de transformação da atividade do Marketing, que certamente não pode mais permanecer aquém de sua verdadeira e essencial finalidade. Vamos aos insights:
Portanto, ao planejar sobre como o marketing apoiará a sua empresa no futuro, é preciso pensar sempre no eterno ciclo vicioso que envolve o mundo do marketing: Quanto mais você se comunica, se relaciona e transaciona com seus clientes, mais você sabe sobre eles. Quanto mais você souber sobre eles, mais fácil será elevar suas vendas. Ou seja: quanto mais valor você entregar para cada cliente, maior será o valor gerado por cliente, para o acionista. Simples assim!